Publicado no dia 7 de Dezembro de 2011.
Para discutir o tema "Mudanças Climáticas", a Angá, Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro, em parceria com a Pós Graduação de Ecologia e Conservação (InBio/UFU), trazem à Uberlândia, no próximo dia quinze de dezembro, um dos maiores especialistas em aquecimento global do mundo. Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vem estudando há décadas os ecossistemas tropicais e sua capacidade de suporte frente às populações humanas, tendo a Amazônia brasileira como centro de seus estudos.

Fearnside fará duas palestras, a primeira focando os projetos de geração de energia que desconsideram os impactos negativos que causam ao meio ambiente e os danos irreversíveis que podem acarretar ao Planeta. “Ele abordará, por exemplo, a construção da Usina de Belo Monte, empregando todo o conhecimento científico que vem acumulando sobre a região, desde a década de 70”, relata o presidente da Angá, Gustavo Malacco. Na segunda, Philip falará dos prejuízos que as mudanças climáticas acarretarão aos serviços ambientais, benefícios que o ser humano retira dos ecossistemas: água doce, controle de erosão, regulação do clima, entre outros.
Serviço:
9h - Auditório do bloco 2A - Campus Umuarama
Palestra: Impactos Socioambientais dos Empreendimentos Hidrelétricos
15h - Anfiteatro 5OA-B - Campus Santa Mônica
Palestra: Mudanças Climáticas como ameaça aos serviços ambientais da Amazônia

Philip Fearnside, cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), é considerado um dos maiores especialistas em aquecimento global do mundo. Desde a década de 70, o pesquisador tem se dedicado a estudar os agroecossistemas tropicais e sua capacidade frente às demandas das populações humanas, apontando os equívocos que devemos evitar na busca do desenvolvimento sustentável. Em 2006, Philip recebeu do Ministério do Meio Ambiente o Prêmio Chico Mendes com 1o lugar na área de Ciência e Tecnologia e, no mesmo ano foi considerado pelo Instituto de Informações Científicas (Thomson-ISI) como o segundo cientista mais citado no mundo na área de aquecimento global.
Foto: revista Isto É independente.
Comments