top of page
Buscar

OEA recebe denúncia contra Belo Monte

  • Foto do escritor: Associação Angá
    Associação Angá
  • 8 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Publicado no dia 14 de Novembro de 2010.

A Organização dos Estados Americanos (OEA) recebeu nesta quinta-feira (11-11) documento de 43 páginas que denuncia ilegalidades no processo de licitação e os impactos que serão causados às comunidades indígenas e ribeirinhas em decorrência da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Assinado pelo Movimento Xingu Vivo Para Sempre e organizações nacionais e internacionais de direitos humanos e ambientais, o documento também denuncia violações a tratados internacionais.

O megaprojeto atualmente aprovado consiste de três usinas. Elas vão formar dois reservatórios que inundarão mais de 516 km² de terra, dos quais 400 km² são de floresta nativa.

Para que sejam alimentadas as usinas, até 80% do rio Xingu será desviado de sua rota original através de dois grandes canais artificiais de 500 metros de largura por 52 km de extensão.

O desvio secará um trecho de 100 km do rio Xingu conhecido como “Volta Grande do Xingu”, onde estão localizadas três comunidades indígenas.

Continue a ler a matéria diretamente no Blog da Amazônia.

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Processo Seletivo nº 10/2026

Pedido de Orçamento TERMO DE FOMENTO Nº 02-2-0622/2024-000 – Prefeitura Municipal de Uberlândia Tipo: Termo de Fomento Órgão Concedente: Prefeitura Municipal de Uberlândia - Secretaria Municipal de Ge

 
 
 
ATO CONVOCATÓRIO Nº 006/2026

Termo de Fomento n. 001/2026 Órgão Concedente: Prefeitura Municipal de Araguari MODALIDADE: Coleta de Preços TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Referência: Contratação de Pessoa Jurídica especializada para pres

 
 
 
ATO CONVOCATÓRIO Nº 005/2026

TERMO DE FOMENTO Nº 02-2-0622/2024-000 Órgão Concedente: Município de Uberlândia – Secretaria Municipal de Gestão Ambiental MODALIDADE: Coleta de Preços TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Referência: Contrataç

 
 
 

Comentários


bottom of page