top of page
Buscar

Cientistas atacam selo "verde" de pesca

  • Foto do escritor: Associação Angá
    Associação Angá
  • 6 de mai. de 2019
  • 1 min de leitura

Atualizado: 17 de mai. de 2019

Publicado no dia 7 de Setembro de 2010.













Em artigo na revista "Nature", pesquisadores acusam o MSC (Conselho de Boa Gestão dos Mares, em inglês) de se preocupar cada vez mais com os interesses da indústria pesqueira, deixando de lado as questões ambientais.

"Nós acreditamos que os incentivos do mercado afastaram o esquema de certificação de seu objetivo original, promovendo, como nunca antes, a certificação das operações de capital intensivo", afirmam os cientistas, liderados por Jennifer Jacquet e Daniel Pauly, da Universidade da Colúmbia Britânica.

De acordo com eles, a expansão do órgão acompanhou o interesse por frutos do mar pescados de forma responsável. As indústrias certificadas saltaram de seis, em 2004, para 94 atualmente. Outras 118 estão em processo de avaliação.

A certificação da pesca do krill da Antártida (Euphausia superba) - um crustáceo de mares frios semelhante ao camarão- é outro dos tópicos mais sensíveis.

Eles são a base da cadeia alimentar do ecossistema, servindo de alimento para peixes, baleias e vários outros animais marinhos.

Os pesquisadores contestam os números do MSC - de que apenas 1% dos krills estão sofrendo pressão pesqueira. Citam estudos anteriores que falam da rápida e crescente redução dessas populações. E há outros casos aparentemente ainda mais graves.

Veja a matéria completa clicando no link abaixo:

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
ATO CONVOCATÓRIO Nº 008/2026

FLORESTA VIVA Nº 294/2024 TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Data Expedição: 24/07/2026 Referência: Contratação de empresa(s) especializada(s) para execução de serviços destinados à restauração ambiental, inclu

 
 
 
Processo Seletivo nº 20/2026

Pedido de Orçamento CONTRATO DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO AO SUBPROJETO “CANASTRA VIVA: RESTAURANDO CORREDORES PARA BIODIVERSIDADE”, NO ÂMBITO DO EDITAL CORREDORES DE BIODIVERSIDADE DA INICIATIVA FLO

 
 
 
Processo Seletivo nº 19/2026

Pedido de Orçamento CONTRATO DE APOIO TÉCNICO E FINANCEIRO AO SUBPROJETO “CANASTRA VIVA: RESTAURANDO CORREDORES PARA BIODIVERSIDADE”, NO ÂMBITO DO EDITAL CORREDORES DE BIODIVERSIDADE DA INICIATIVA FLO

 
 
 

Comentários


bottom of page