Buscar
  • Associação Angá

Uberlândia pode ganhar mais um parque municipal

Atualizado: 17 de Mai de 2019

Publicado no dia 5 de Janeiro de 2011.

Reportagem completa no Jornal Correio.

A Prefeitura de Uberlândia planeja implantar um parque municipal em uma área de 200,8 mil metros quadrados próxima ao bairro Guarani, na zona oeste, às margens do Rio Uberabinha, onde está localizada a Cachoeira dos Dias e que inclui as ruínas da Usina dos Dias, a primeira hidrelétrica do município, criada na década de 30. Seria o oitavo empreendimento desse tipo no município, depois da criação do Parque da Gávea, na zona sul. A área, conhecida como Fazenda do Salto, permitiria a conservação de espécies raras e teria um museu histórico com a recuperação dos prédios em ruínas.

O projeto para a implantação do novo parque foi aprovado na semana passada pela Câmara Municipal. A área, que pertencia à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi permutada com o município em 1994 para a instalação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). Mas a ETE foi construída num local próximo. “Quando cogitou-se que a área retornasse para o município, nós fizemos uma vistoria no local e verificamos que há grande potencial ambiental para se implantar um parque municipal”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Raquel Mendes.

De acordo com a secretária, nos próximos três meses será feito um levantamento de avaliação da área e dos prédios no local. A implantação efetiva, no entanto, ainda depende de captação de recursos. “Vamos buscar no Fundo Nacional de Meio Ambiente e no Ministério do Meio Ambiente”, disse Raquel Mendes.

A reportagem do CORREIO de Uberlândia percorreu a área onde será implantado o parque municipal, às margens da Cachoeira dos Dias, no Rio Uberabinha, e constatou que há emissões de efluentes industriais diretamente no rio por meio de uma manilha que deságua no leito do curso d’água.

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), nesse ponto do rio não há monitoramento da qualidade da água. O cheiro de esgoto é perceptível no local. Segundo o Dmae, a atribuição da fiscalização de emissões de esgoto em cursos de rios é da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). Uma equipe da Supram fará uma vistoria, ainda nesta semana, no local onde está instalada a manilha que deságua no rio Uberabinha.  

0 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Editais

Publicado no dia 2 de Abril de 2019. ATO CONVOCATÓRIO ANGÁ N° 002/2019 MODALIDADE: Coleta de Preços TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (ANGÁ) Objeto:

Editais

Publicado no dia 9 de Março de 2019. ATO CONVOCATÓRIO ANGÁ N° 001/2019 MODALIDADE: Coleta de Preços TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (ANGÁ) Objeto:

Editais

Publicado no dia 22 de Novembro de 2018. ATO CONVOCATÓRIO ANGÁ N° 005/2018 MODALIDADE: Coleta de Preços TIPO: MENOR PREÇO GLOBAL Associação para a Gestão Socioambiental do Triângulo Mineiro (ANGÁ)

Assine nossa newsletter e fique por dentro!

CONTATO 

Avenida Anselmo Alves dos Santos, 118 - Sala 4 - Santa Maria - Uberlândia - MG

T: (34) 3083-4228

E: anga@anga.org.br

© 2019 por ANGÁ.

Orgulhosamente criado com Wix.com